Monthly Archives: julho 2013

Colômbia espera aumento de 16% no número de cruzeiros para os próximos meses

Categoria: Trade

Mariza Torelli
Colômbia festeja o grande número de viajantes a bordo de cruzeiros, que foi multiplicada, assim o país entrou para o top 30 da classificação da Associação Internacional de Congressos e Convenções.
Cruzeiros e eventos internacionais realizados no país, nos últimos anos, impulsionaram o crescimento do turismo internacional. Colômbia aposta na diversificação em seu propósito de tornar-se um dos principais operadores deste setor.
Quanto aos cruzeiros, tanto o número de passageiros quanto o de chegadas de navios têm aumentado significativamente. Em 2006 foram 53 chegadas aos portos do país, já em 2012 esse número subiu para 166, segundo informação do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo.
“Quanto ao número de passageiros, a cifra quadriplocou: enquanto na temporada de 2006 e 2007 a Colômbia recebeu 65.111 passageiros de navios, na de 2011 e 2012 foram 260.404”, afirmou María Claudia Lacouture, presidente da Proexport Colômbia, entidade responsável pela promoção turística do país no exterior.
Para o fim da temporada 2012-2013, espera-se a chegada de cerca de 347.334 passageiros de cruzeiros e 193 atracagens em Cartagena, o que significa um crescimento de 16% no número de barcos chegando a este porto, com relação ao registro da temporada anterior.

Lacouture destacou que para alcançar estes resultados a entidade trabalha em conjunto com as autoridades locais e companhias de cruzeiros para que incluam os portos colombianos em seus destinos.
Outras linhas como Residensea, Carnival Cruises Line e Disney Cruise Lines retornaram ao país depois de vários anos de ausência. Também atracaram pela primeira vez cruzeiros como o japonês Asuka, o qual chegou a Cartagena em 2012 e, apesar ser de incomum em sua história repetir um destino, voltará em 2014.

Melhora a posição no turismo de negócios
No que diz respeito ao turismo de negócios, nos últimos três anos a Colômbia subiu seis posições, até consagrar-se como o 29º dos 109 países que integram a classificação elaborada pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sua sigla em inglês).
A classificação, apontada como a mais importante desse segmento no mundo, é feita a partir do número de convenções e congressos internacionais que acontecem nos países durante o ano. Em 2012, a Colômbia recebeu 138 eventos, 25 a mais que em 2011 e 33 a mais do que em 2010.
“O país vem tendo uma evolução constante no turismo de negócios. Na classificação da ICCA em 2006, a Colômbia estava na posição 50, com 23 eventos, hoje já estamos no top 30”, disse Lacouture.
Para a consolidação do país como destino de turismo de negócios, a Proexport também trabalha em conjunto com as autoridades regionais, agências e/ou câmaras de comércio para conseguir atrair eventos e assim aumentar o fluxo de turistas estrangeiros.
A participação em congressos e convenções é o terceiro motivo de viajem dos visitantes estrangeiros ao país. Um total de 341.319 viajantes chegaram à Colômbia entre 2010 e 2012 para participar de eventos tão importantes quanto o Congresso Ibero-Americano de Cirurgia Pediátrica e a Assembleia Geral do Lighting Urban Community International (Luci).
Para 2013, 2014 e 2015, o país também será sede do Congresso Pan-Americano de Dengue Hemorrágica, do Conselho Mundial de Energia (WEC, na sua sigla em inglês), do Encontro Mundial da Ciência do Café e do Congresso Pan-Americano de Gastroenterologia.
A entidade também promove os nichos de golfe e viagens de incentivos, importantes para a geração de empego e renda no país.
A Colômbia é o Realismo Mágico
Talvez uma das mais importantes conquistas da Proexport no campo do turismo tenha sido a recente evolução da campanha promocional da Colômbia no exterior, que passou de convencer os viajantes de que é seguro vir ao país a despertar o interesse dos turistas que procuram experiências diferentes, mágicas e surpreendentes.

“A Colômbia é o realismo mágico” resume a essência dessas experiências que os estrangeiros contam depois de passar pelo país, destaca o fator diferenciador do turismo na Colômbia, que desde abril passado acompanha a estratégia de promoção internacional do país.
“A integração dos destinos, dos produtos e principalmente das experiências nesta campanha alinha nossa estratégia de promoção com as tendências mundiais do setor, que reconhecem nesta fórmula o sucesso no momento de atrair turistas”, concluiu a Presidente da Proexport.
Durante a primeira fase da campanha, na qual foram implementadas estas mudanças, foram iniciadas ações segmentadas por produto, tais como capacitações e apresentações do conceito “A Colômbia é o realismo mágico”, inicialmente em vários países do continente americano.
As atividades serão estendidas aos mercados da Europa, Ásia e Oceania, onde o trabalho de promoção realizado pela Proexport tem impacto.
Além disso, há presença significativa através dos meios de comunicação audiovisuais e matérias, que difundem a Colômbia, fortificando sua imagem internacionalmente.

ABRAJET seccional São Paulo já tem nova presidente, Miriam Petrone

Categoria: Trade

Mariza Torelli
A eleição ocorreu no dia 15 de maio de 2013, no salão nobre do Lorena Flat, em São Paulo. Foi eleita a chapa única e empossada a nova diretoria, sendo a nova presidente Miriam Petrone. Os projetos propostos pela nova presidente abrangem campanha para a filiação de novos associados, fóruns de turismo em várias cidades do interior paulista, intercambio entre jornalistas de outros estados, a criação de sessão Plenária na Assembléia Legislativa de São Paulo para uma integração maior entre as várias associações e entidades do trade, entre outros como benefícios jurídicos, odontológicos e ambulatoriais.

Claudio Oliva, ex-presidente e atual vice-presidente, elogiou o trabalho desenvolvido por Miriam Petrone durante sua gestão, e, explicou que não concorreu a uma reeleição por motivo de ordem pessoal, mas que sua sucessora continuará a realizar os fóruns iniciados em sua gestão, e que, para isso ele não mediria esforços para ajudá-la.

Miriam Petrone é formada em jornalismo, turismo e gastronomia e trabalhou em diversas editorias renomadas. Tem conquistado diversos prêmios de matérias publicadas sobre turismo, sustentabilidade, gastronomia e crescimento vertical. Autora do projeto “Brasil Nacional”, que fomenta o turismo entre jovens no país. É um projeto de intercâmbio, dirigido aos jovens brasileiros. A proposta é fazer com que as diferentes regiões e estados brasileiros se conheçam, gerando cultura e cidadania, mostrando o Brasil e suas tradições, seus dialetos, suas etnias através da história e cultura de cada região. Ela apresenta um programa na TV ABCD sobre gastronomia, turismo e cultura pautando sempre a divulgação dos destinos que visita com sua equipe. Atua como consultora e palestrante na área de gastronomia e é assessora de imprensa de grandes profissionais de diversas áreas e empresas, que buscam um constante retorno na mídia espontânea.

A ABRAJET/SP faz parte da Câmara Temática da Copa 2014 HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA criada pela Conturesp e coordenada por Bruno Omori, presidente da ABIH/SP. Omori apoiou a eleição e posse de Miriam Petrone. Dentro desta Câmara será criada a da Sustentabilidade Ambiental, sugerida por Bruno Omori, que indicou Miriam Petrone para coordenar este trabalho.

A gestão diretiva da ABRAJET/SP para o biênio 2013 – 2015 ficou composto com os seguintes profissionais: Waldir Martinez (diretor Financeiro), José dos Reis Cabral (secretário), conselheiro de Ética Hilário Ângelo Pelizzer e os membros Walter Estevan Junior e Júlio André Piunti, conselho Fiscal Hélcio Estrella e os membros Azauri da Costa Mattei e Osires de Paula. As diretorias de expansão ficaram a cargo de Wilmar Colomino (Litoral), Alberto Talauskas (Capital), João Carlos Ferreira (Interior), Sônia Teixeira (Comunicação), Vininha de Moraes (Comtur) e Mariza Torelli (Diretora Editoral).

A posse festiva será realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo no dia 8 de agosto de 2013, em sessão solene, seguido de coquetel. Os convites serão enviados a diversas autoridades e extensivos aos presidentes das demais seccionais no Brasil.

Mergulhe na cultura pré-histórica de Piauí

Categoria: Ecologia

9ª Mostra Piauí Sampa traz para São Paulo uma exposição que reproduz, em linguagem virtual, o ‘Museu do Homem Americano’ com informações sobre a pré-história no Brasil

Mariza Torelli

São Paulo receberá de 5 a 11 de agosto, a 9ª Mostra Piauí Sampa, evento promovido pelo Sebrae-pi que tem como proposta apresentar para a cidade os potenciais econômicos da região. Neste ano, o tema para a Mostra é o ‘Parque Nacional da Serra da Capivara’, unidade de conservação arqueológica que possui maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. E ainda retrata a origem do homem e o povoamento das Américas com um acervo de cerca de 40 anos de escavações e pesquisas.

O espaço, elaborado pelo arquiteto Roberto Jatobá, será decorado com cores claras e tons terrosos, que remetem às formações rochosas existente no Parque Nacional. Nos balcões e piso do palco, foram utilizadas inscrições rupestres realizadas na pré-história por diversos grupos étnicos que habitaram a região. E para retratar as ossadas dos animais gigantes daquela época, ao longo da circulação do local haverá imagens que simulam as pegadas dessa mega fauna, como por exemplo, a Preguiça Gigante e o Mastodonte.

A exposição será composta por partes do Museu do Homem Americano, localizado na Serra da Capivara, onde ficam exibidos os resultados das pesquisas feitas na região, como: coleções de material arqueológico, paleontológico, zoológico e, botânico. Uma das atrações do evento será uma projeção animada das pinturas rupestres, dividida por temas, que mostrará o cotidiano do homem pré-histórico.

Já no espaço interativo, os visitantes poderão escolher alguns sítios arqueológicos que não são acessíveis ao público para explorar as pinturas com um mouse 3D, e também, com pincel em movimento, escavar em uma tela que revelará as imagens dos trabalhos arqueológicos. Pontos turísticos da Serra da Capivara também serão exibidos por toda exposição, que foi concebida por Sergio Santos, que é formado em Museologia, têm experiência de mais de 13 anos em produção de exposição e já atuou em grandes mostras nacionais e internacionais, como a exposição ‘Mais de 1000 Brinquedos’, no Sesc Pompeia, ‘Cai Guo Quiang’, no Centro Cultural do Banco do Brasil e ‘Água na Oca’, no Parque Ibirapuera.

Durante a 9ª Mostra Piauí Sampa, dentre outros atrativos, acontecerá um desfile de roupas produzidas pelos empreendedores da região, sob a orientação do estilista Walter Rodrigues, e da coleção de joias de Opala, elaboradas com coordenação Baixa_Pi.jpgartística da designer Regina Machado. O espaço gastronômico estará sob o comando do Chef Reginaldo Areia Leão, que apresentará pratos típicos do Piauí que poderão ser degustados durante o evento.

Os visitantes também podem conhecer a originalidade do artesanato de agaves, a delicada renda de bilro, a cerâmica de inspiração rupestre, a arte santeira, a inédita e nutritiva carne de caju, as danças típicas, músicas tradicionais, além dos encontros de negócios entre os empreendedores piauienses com grandes redes varejistas de São Paulo.

A Mostra Piauí Sampa (www.piauisampa.com.br) consiste numa ação desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Teresina, Federação das Indústrias do Estado do Piaui – Fiepi, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Fecomércio, e Federação da Agricultura do Estado do Piaui – Faepi.

Serviço

9ª Mostra Piauí Sampa

5 a 11 de agosto de 2013

Entrada gratuita – aberto ao público no horário do shopping.

Shopping Eldorado – Átrio Pinheiros (Térreo) e Praça de Eventos (1º Piso)

Av. Rebouças, 3970 – São Paulo – SP

Facebook: http://www.facebook.com/piauisampa2013

Twitter: twitter.com/piauisampa2013

Museu da Casa Brasileira convida: Duo Spaccarotella e Oswaldinho do Acordeon

Categoria: Turista

Mariza Torelli
No próximo dia 21 de julho, o projeto apresenta pela primeira vez o duo de acordeons formado pelo músico italiano Antonio Spaccarotella e o fluminense Oswaldinho do Acordeon. Entrada grátis.

O encontro entre Spaccarotella e Oswaldinho, que aconteceu pela primeira vez no ano passado em Spoleto, na Itália, traz ao público brasileiro uma das raras oportunidades de assistir a uma mistura inusitada de estilos musicais como o tango, o blues, o jazz e o baião, nas diversas vertentes do acordeom.

Oswaldinho é reconhecido mundialmente pela fusão de estilos musicais em suas obras, responsável pela ampla difusão do instrumento no Brasil e no exterior. Antonio Spaccarotella, formado em jazz, é uma referência internacional na execução versátil do acordeom. Atualmente, integra o duo Mediterranean Jazz ao lado do saxofonista Alberto La Neve.

No repertório
Hipnose – Oswaldinho do Acordeon
Sob o Olhar de Santa Luzia – Oswaldinho do Acordeon
Corre Pra não Apanhar – Oswaldinho do Acordeon
Asa Branca Blues – Oswaldinho do Acordeon
De Coração pra Coração – Oswaldinho do Acordeon
Lamento Sertanejo – Dominguinhos e Gilberto Gil
Roseira do Norte – Pedro Sertanejo
Libertango – Astor Piazzolla
Prima Del Cuore – Luciano Biondini
Bille’s Bounce – Charlie Parker
Surya – Antonio Spaccarotella
Saudade Tango – Antonio Spaccarotella
Um tom pra Jobim – Oswaldinho do Acordeon e Sivuca
O MCB funciona de terça a domingo, das 10h às 18h

O MCB funciona de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4,00 / Estudantes: R$ 2,00
Domingos e feriados: gratuito

Estacionamento pago.
De terça a sábado até 30 min. grátis,
Até 2 horas R$ 12,00 / Demais horas R$ 2,00 p/hora.
Diárias das 8 às 18: R$ 20

Domingos e feriados: preço único R$ 15,00
Eventos especiais, preço s/consulta.
Fone/Fax: (+55 11) 3032-3727 / 3032-2564 / 3032-2499

Agendamento de visitas monitoradas: 3032-2564
Acesso a pessoas com deficiência
Endereço: Av. Faria Lima, 2705
São Paulo SP Brasil

Powered by WordPress | Designed by: seo service | Thanks to seo company, web designers and internet marketing company