Monthly Archives: agosto 2013

Mariza Torelli é capa do Jornal da Cidade de Bauru

Categoria: Trade

Confira a edição online: http://www.jcdigital.com.br/

 

O Jornal da Cidade, de Bauru, recepciona participantes do VI Encontro Nacional de Imprensa e Mídia Eletrônica da Abime Brasil.

Categoria: Trade

O VI Encontro Nacional de Imprensa e Mídia Eletrônica
da Abime Brasil recepcionou em Bauru e Agudos jornalistas de
turismo que puderam conhecer o “clima” do interior de
São Paulo, as histórias de Bauru e Agudos, além de toda a
infraestrutura que estas duas cidades possuem para recepcionar
turistas de todo o Brasil. Com gastronomia de qualidade, locais
históricos e muita coisa pra contar, estas cidades já fazem
parte da cultura brasileira.

Pinacoteca do Estado lança programa de visitas educativas para idosos

Categoria: Turista

Mariza Torelli
Uma grande inovação cultural surge na cidade de São Paulo. A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta seu primeiro programa educativo para idosos. Com o nome de: MEU MUSEU, o projeto promove visitas educativas à exposição Arte no Brasil – uma história na Pinacoteca de São Paulo que abriga parte da coleção do museu, assim como a exposições temporárias.

O projeto MEU MUSEU tem o apoio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, que adota um modelo de gestão sustentável alinhado à estratégia do negócio e focado no desenvolvimento de uma cultura socioambiental capaz de gerar valor para a sociedade. “Procuramos proporcionar uma contribuição educativa para as comunidades e, para isso, investimos na disseminação da cultura como um valor maior, capaz de modificar a vida das pessoas”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO BB E MAPFRE.

Realizadas pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, as visitas foram desenvolvidas para atender às necessidades de cada grupo de idoso, com pessoas de 60 anos ou mais, levando em consideração questões como percurso, tempo de visitação e diferentes abordagens ao museu e a suas obras. A cada visita será realizada uma atividade plástica ou poética para ressoar as atividades de cognição, percepção e interpretação realizadas frente às obras durante a experiência de estarem no museu. “Buscaremos trabalhar com as questões que são interessantes para essa faixa etária. Daremos ênfase à questão da memória, buscando encontrar pontos em comum entre as memórias coletivas que o museu abriga e as memórias pessoais dos visitantes”, afirma Gabriela Aidar, coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca. As visitas são realizadas seis vezes por semana, de terça a quinta, às 10h30, ou às 14h. O agendamento pode ser realizado pelo tel. 11 3324 0991 ou pelo e-mail: meumuseu@pinacoteca.org.br.

Além de oferecer visitas educativas, o projeto MEU MUSEU tem como objetivo estabelecer parcerias com instituições de atendimento e atenção ao idoso, promover um curso de formação aos educadores sociais que trabalham com idosos, preparando-os para uma atuação mais qualificada no contato com a Arte, Cultura e Patrimônio e promover atividades de criação expressiva aos idosos visitantes.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos principais museus de artes visuais do Brasil e uma de suas prioridades é tornar-se cada vez mais acessível aos diferentes públicos. Para isso, o Núcleo de Ação Educativa do museu desenvolve diversas ações voltadas à compreensão das obras do nosso acervo e também para as exposições temporárias apresentadas na Pinacoteca. Entre essas ações estão o MEU MUSEU, o Programa Educativo para Públicos Especiais – PEPE que oferece visitas educativas para pessoas com necessidades especiais – sensoriais, físicas ou mentais – por meio de estímulos multissensoriais e lúdicos e o Programa de Inclusão Sociocultural – PISC programa voltado a grupos em situação e vulnerabilidade social, como cooperativas e grupos de artesãos, grupos em situação de rua, moradores de habitações precárias, jovens e crianças de setores populares e participantes de projetos socioeducativos.

Serviço:
MEU MUSEU Visitas terça a quinta, às 10h30, ou 14h
Grupos: mínimo 5 e máximo de 20 pessoas
Agendamento pelo tel. 11 3324 0991 com Sebastião ou Raquel meumuseu@pinacoteca.org.br
www.pinacoteca.org.br

Vagas de carro se transformarão em áreas de convivência em SP

Categoria: Turista

Vagas de carro se transformarão em áreas de convivência em SP

Atraiu atenção a notícia veiculada por Romullo Baratto, no site www.archdaily.com.br/br/01-133314/vagas-de-carro-se-transformarao-em-areas-de-convivencia-em-sp
Entre lá e dê sua opinião… Julia Meyer nos enviou de Sidney, Austrália…

Entre os dias 15 e 18 de agosto, duas vagas da Zona Azul de São Paulo serão transformadas em áreas de convivência semelhantes a pequenas praças, inspiradas nos “parklets” americanos. Serão ocupadas duas vagas em diferentes locais da cidade, uma na rua Amauri, no bairro Itaim Bibi, e outra na rua Maria Antônia, em Higienópolis.
Os idealizadores do projeto, do Instituto Mobilidade Verde, preferem o nome “zona verde”, em contraponto à Zona Azul do sistema de estacionamento. As mini-praças serão equipadas com bancos, estacionamentos de bicicletas, vegetação e iluminação através de energia solar. Todos os materiais utilizados no projeto são certificados.
O local onde comumente pára o carro se transformará em um lugar de encontro e trocas entre pessoas, provocando um debate sobre o uso dos espaços da cidade, ditos públicos.

Em outubro haverá uma segunda etapa do projeto, com zonas verdes espalhadas por 20 pontos da cidade durante um mês inteiro, fazendo parte da Bienal de Arquitetura. Segundo o grupo, o objetivo é que, se a resposta do público for positiva, a criação destes espaços passe a ser uma política da própria administração.
Esta é a espécie de iniciativa de curto prazo que, para um olhar superficial, pode significar apenas uma provocação e “menos duas vagas”, entretanto, além dos benefícios aos pedestres e ciclistas – que dispõem de um local confortável para se sentar e se reunir -, ela aumenta o movimento do comércio circundante, já que as pessoas consomem mais quando há um lugar para descansar em segurança, segundo uma pesquisa sobre intervenções semelhantes realizadas e Nova Iorque.
Os responsáveis pela iniciativa são José Marton, Vanessa Espínola, Pedro Useche, Paulo Alves, SuperLimão Studio e André Cruz, ligados ao grupo Design OK, e Helena Camargo e Guilherme Ortenblad.
Fonte: mobilize.org

ABRAJET SP realiza Forum de Turismo em Brotas SP

Categoria: Ecologia Trade

Mariza Torelli
Diretora da Abrajet SP
A encantadora cidade de Brotas receberá jornalistas de turismo e convidados especiais para um estudo em profundidade dos recursos ambientais e turísticos da cidade. Clima ameno, interior do Estado de São Paulo, Brotas está localizada em uma das regiões mais desenvolvidas do país, preserva riquezas naturais, com destaque para a bacia do rio Jacaré Pepira, habitat de inúmeras espécies da fauna e flora, abriga mais de 30 cachoeiras e um dos melhores percursos para a prática do rafting no Brasil.
A economia da cidade, basicamente agrícola transformou-se na década de 1990, descobrindo seu potencial turístico, com foco no ecoturismo e turismo de aventura, sendo pioneira em projetos de turismo sustentável, certificados de segurança no turismo de aventura, novas atividades e equipamentos.
A cidade continua tranquila, com casarões que remetem ao período do café, sem trânsito, sem semáforos, sem prédios, com a infra-estrutura voltada ao turismo de a Brotas uma cara nova. São mais de 30 hotéis, hotéis fazenda, pousadas e resorts, várias operadoras de turismo de aventura e passeios ecológicos, mais de 30 restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e opções gastronômicas, parques, museus, observatório e planetário, sítios turísticos e lojas de comércio.

ROTEIRO PARA O FORUM DE BROTAS
Presidente ABRAJET SP: Miriam Petrone

Dia 15/8
Saída 15h Ginásio do Ibirapuera
Quem quiser deixar o carro no
18h Chegada em Brotas
Check-in no hotel
19h Jantar de boas vindas no Brotas Bar

Dia 16/8, 8h30 – Distribuição de material do Fórum
Local: Sindicato Patronal  Rural de Brotas
9h Abertura: pelo prefeito Du Barreto
Painel: “A consolidação de Brotas como destino turístico gastronômico”.
9h15 – com a presença do prefeito Du Barreto, Presidente do COMTUR
TEMA:“A renovação e construção de estratégias para atrair novos turistas”.
Painel: “Qual a sinalização usada como chave para expansão e criação de novos produtos para o fomento e crescimento do destino: BROTAS”.
9h45, Maurício Juvenal – Diretor de Turismo
TEMA: “As Estâncias turísticas do Estado de São Paulo”
Painel: “A realidade dos destinos chamados Estâncias Turísticas e os recursos financeiros destinados aos mesmos”.
10h Coffe Break
10h15 – Palestra de Bruno Omori – Presidente da ABIH/SP
TEMA: “As cidades do Interior e a importância no cenário da Copa 2014”
Painel: “O destino interior como atrativo para o turista estrangeiro e o principal ponto de ligação”.
10h45: Daniella Stella – IBON
TEMA:“A importância da gastronomia no turismo”
Painel: Os efeitos positivos na exposição da imagem nas publicações de gastronomia e o título conferido a São Paulo “Capital Mundial da Gastronomia”
11h30 Debates
12h Almoço
Brotas Eco Resort

14h: Marcelo Nicolau – Presidente da Orla do Guarujá
TEMA: “A GASTRONOMIA E O DESTINO”
Painel: “A importância para o turismo da identidade gastronômica de uma cidade”.

14h45: Sérgio Fakai – Professor do SENAR
TEMA: “O fenômeno: Turismo Rural”
Painel: “Os atrativos e produtos existentes no campo como opção para os turistas e uma oportunidade”.
15h15 Debates
15h45 Coffe Break

16h: Cássia Penza – Presidente da TRADETUR
TEMA: “A importância da preservação do meio ambiente para o turismo”
Painel: “Os avanços da destinação de resíduos sólidos e a interface com o turismo”.

17h Saída para a “Queima de Raku”
Anand Atelier é um atelier de cerâmica artística. Fazem peças artesanais de alta temperatura, raku e saggar.

19h Jantar: Brotas Eco Resort
21h: Fundação CEU – Centro de Estudos do Universo

Dia 17/8: 8h30 Passeios
Recanto das Cachoeiras: Tirolesa, Rapel, Arvorismo, Trilha, Banhos de Cachoeira, Mirante e Cavalgada.
11h30 Almoço
Recanto das Cachoeiras

13h Saída para o Rafting – EcoAção
Somente para os jornalistas inscritos (temos 25 vouchers)
Quem quiser poderá ficar fazendo atividades no Recanto das Cachoeiras. O ônibus volta buscar.
19h Ida para Brotas Gourmet
Jantar será durante o evento
22h volta ao hotel

Dia 18/8
8h30 Check-out do hotel
8h45: Casa da Cachaça
9h30 Saída para Nascente Areia que Canta
Hotel Fazenda Areia que Canta
12h Almoço
14h Retorno para São Paulo Chegada prevista ás 18h

Boa viagem e ótimo enriquecimento cultural a todos!

Powered by WordPress | Designed by: seo service | Thanks to seo company, web designers and internet marketing company